1 de set de 2009

Dos fatos abaixo, qual deles você acredita que gerou maior repercussão em Maringá?

Caso Clordimar Pedrosa Lô: Menino que migrou solitário para Maringá com o objetivo de estudar, trabalhar e morar com os tios. Foi brutalmente assassinado na virada do dia 23 para o dia 24 de novembro de 1967, após diversas torturas na delegacia municipal. Seu pai (Sebastião), depois de saber do fato, veio para Maringá e tirou satisfações com o ex-gerente (Atílio) do Palace Hotel, que havia acusado o menino de furto. Sebastião Pedrosa Lô assassinou Attílio Farris com sete tiros em plena Avenida Brasil, passou por três juris populares e foi absolvido.

Caso da Família Barão: Odete e José Barão, juntamente de mais dois irmãos, eram proprietários da Indústria de Biscoitos Barão e compunham as mesas da alta sociedade local. José foi assassinado a mando do marido de Odete, dentro da própria empresa. Um ano e oito meses depois, Airton Xenofonte Duarte (marido) tramou o assassinato da própria esposa, nas proximidades do Bosque 2.

Votem (ao lado esquerdo da página)

Fonte: Suplicas na sala dos suplícios - O dossiê completo do caso Clodimar Pedrosa Lô - Miguel Fernando Perez Silva / O Arquiteto: Revelações sobre os assassinatos dos irmãos Barão - Thiago Ramari.

8 comentários:

  1. No dia de finados a sepultura do menino ficava entupida de pessoas ao seu redor, diziam que ele era como que um santo. Mas os comentários de revolta pelo tratamento recebido por ele, era o que mais doía. Eu estava voltando da escola e no ponto de onibus onde eu estava, praticamente no local do assassinato de Atílio, próximo da antiga loja Arapuã não se falava em outra coisa, a não ser a justiça feita com as próprias mãos do pai, Sr. Sebastião.
    Me lembro disso claramente! Qualquer pai descente, independete das leis, faria o que ele fez.

    ResponderExcluir
  2. Altevir Augusto Bortoluzzi13/11/2011 07:33

    No caso do Barão, me lembro muito bem pois conheci o Zezé Barão e o Airton Chelofont que possuia uma casa do rio Paranazão, quanto aos assasinos o que contratou mora em Ivaiporam e é aposentado o que matou a Odete Barão chamado de "Nego Anísio" mora no Mato Grosso e vende isca para pescador. O outro assasino também mora no Mato Grosso e é campeiro de uma fazenda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostaria de mais imformacoes sobre o caso pois estou fazendo um trabalho sobre se voce puder me contatar

      Excluir
  3. ola! gostaria de saber se por um acaso uma dessas pessoas que vc citou e Joao Batista F.de Godoi e se vc sabe informaçoes sobre ele, por onde ele anda . preciso muito saber informaçoes sobre ele. procuro ele a anos. obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Quando a Sra. Odete foi morta, eu estudava e trabalhava em Maringá. Comentava-se à época que o pai de Zezé e Odete também foi assassinado pelo "genro". Dizia-se que foi eletrocutado e que o mesmo criminoso havia "preparado" o medidor (deixando fios descascados) e desligou a energia. Quando o Sr. Barão foi ligar a luz tomou forte choque e faleceu em seguida. Sinceramente, não tenho certeza se é fato, mas havia esse comentário logo após a prisão do Airton. Então, teria ele matado (ou mandado matar) o sogro, o cunhado e a esposa.

    ResponderExcluir
  5. ALGUEM-TEM-FOTOS-DA-FAMILIA-BARAO

    ResponderExcluir
  6. ALGUEM-TEM-FOTOS-DA-FAMILIA-BARAO

    ResponderExcluir
  7. No dia q. clodimar foi preso acusado por uma coisa q. ele nao fez eu fiquei sabendo pela minha irma q. trabalhava perto dele ficamos muito angustiados mas ai veio o pior ser torturado ate a morte minha irma quase more tambem de tristeza eu tinha 10 anos mas vivenciei tudo junto com minha famulia meu o pai dele esteve em minha casa meu pai e ele ficarao amigos pois meu pai era muito conhecido em maringa o Balaieiro curador.

    ResponderExcluir