21 de ago de 2009

Praça da Estação Ferroviária

Essa é uma praça muito pouco comentada e lembrada. De todas as pesquisas que fiz, nunca encontrei um nome, se é que nomiaram a referida Praça. Todo caso ela possúía um traçado muito interessante.

Atualmente no local, podemos encontrar o terminal urbano.


Segundo a preciosa colaboração do leitor Marco Antonio Deprá, a praça comentada acima se trata da "Praça Nações Unidas - Baluarte da Paz". Nome dado através da lei nº. 793/1970 de 10 de novembro de 1970, assinada pelo então prefeito Dr. Adriano José Valente, e pelos Secretários de Administração Nelson Loureiro de Macedo e de Serviços Públicos Silvio Name.

Abaixo, comprovando a verácidade e conhecimento do leitor Marco, segue uma cópia da lei:

Fonte: O Diário do Norte do PR e Câmara Municipal de Maringá.

3 comentários:

  1. Olá

    Parabéns pelo blog, muito interessante!
    Gostaria de saber mais sobre Arthur Thomas, onde residia, sei que ele foi gerente da Companhia de Terras Norte do Paraná, mas e sobre sua família e tudo mais? obrigado. Outra coisa que acho interessante e a casa que hoje é o restaurante Baco, acho q foi a primeira casa de alvenaria de Maringá, se não me engano foi feito por uma família nobre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Miguel,

    Parabéns pela iniciativa de resgatar nossa memória, a exemplo de outros blogueiros ligados a Maringá.
    Sobre o logradouro na foto, trata-se da Praça "Nações Unidas - Baluarte da Paz". Esse nome foi dado pela Lei nº 793/70, de 10.11.1970, assinada pelo Prefeito Municipal Dr. Adriano José Valente (o mais antigo Prefeito vivo de Maringá), pelo Secretário de Administração Nelson Loureiro de Macedo e pelo Secretário de Serviços Públicos Silvio Name.

    Marco Antonio Deprá
    madepra@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me vagamente desta praça. Muitas vezes passeei com meu pai por ela. Eu criança sempre a confundia com a Praça Raposo Tavares e perguntava pela fonte. Alguns anos atrás sonhei com ela. Sei que era ela vendo esta foto agora...

    ResponderExcluir