Murilo Macedo X Lula

1980

Murilo Macedo, que foi o 2º presidente da ACIM, tornou-se o Ministro do Trabalho em 15 de março de 1979. Um ano após assumir o ministério, em meio à conturbadas situações, prende o então agitador político, Luiz Inácio Lula da Silva.

Havia cerca de 120 mil manifestantes no estádio de futebol da Vila Euclides, no dia 1º de maio de 1980, em São Bernardo do Campo, com retratos de Luiz Inácio da Silva, o apelido só virou nome em 1982, à mão, protestando. Líder sindical na época, Lula foi preso com base na Lei de Segurança Nacional e passaria um mês no Dops, órgão responsável pela repressão na ditadura.


Interessante que um ano antes, no feriado de 7 de setembro de 1979, Murillo convidou Lula para ir a seu sítio em Atibaia. Jogando bilhar com o sindicalista, disse-lhe: “Lula, você vai implodir esse País. Manere o discurso”. Lula parecia moderado quando voltou a falar para os trabalhadores, mas logo mudou de tom. “Ele despirocou. A turma queria fogo."

Macedo ficou no Ministério do Trabalho até março de 1985, quando voltou ao Banco Nacional, que havia sido vice-presidente. Se aposentou em 1988.

Na foto abaixo, vemos Murilo em seu Sítio em Atibaia, interior de São Paulo.


Faleceu em 26 de agosto de 2003 no Rio de Janeiro, aos 81 anos, vítima de câncer.

Fonte: http://www.terra.com.br/istoegente/168/reportagens/murillo_macedo.htm.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.