O mais influente do Norte do PR - Lord Lovat

1924


Simon Joseph Fraser, Lord Lovat e Simon Christophe

Sem dúvida, o homem mais influente que o Norte do PR teve foi Simon Joseph Fraser, o conhecido Lord Lovat. Que também era chamado por Mister Fréza, referenciando-o como um verdadeiro cavalheiro.

Conforme cita o Prof. Dr. Renato Leão Rego, pouco sabe-se sobre a biografia do Nobre. Tanto que após sua morte, a esposa encaminha um pedido ao jornal The Times, para que amigos e conhecidos de Lovat, transmitissem cartas enviadas por ele para a viúva, a fim de escrever sua história. Do pouco que descobriram ao longo dos anos, REGO o classifica com uma espécie de "Indiana Jones".


Navio Araguaya - 1924

Lovat era técnico em agricultura e veio para o Brasil a bordo da MISSÃO MONTAGU, cuja caravana aportou no Rio de Janeiro em janeiro de 1924. A MISSÃO era liderada por Lord Edwin Samuel Montagu, ex-secretário de finanças do tesouro da Inglaterra, e tinha entre seus integrantes, Sir Charles Addis, diretor do Banco da Inglaterra e presidente do Hong-Kong and Shangai Banking, Sir Hartley Witlhers, conde de Londres e o Simon Joseph Fraser – Lord Lovat, décimo sexto barão do Reino Unido. Após reuniões no Rio de Janeiro e São Paulo rumaram para Cambará-PR, para negociar terras/estradas de ferro com Antônio Barbosa Ferras Júnior e outros empresários.

Quem foi o responsável pelo encontro entre o Lord Lovat e os proprietários da Companhia Férrea São Paulo-Paraná, foi o engenheiro Gastão de Mesquita Filho. Mesquita chamou a atenção de Lovat para as terras esquecidas do Paraná, as quais o Governo oferecia a quem chegasse primeiro, referenciando a concessão do Governo na conclusão da estrada de ferro. Gastão citou que seria interessante após a compra da ferrovia, prolongá-la, tal engenheiro ainda garantiria o escoamento das madeiras e outros produtos agrícolas pelo porto de Santos à Inglaterra, pois era o responsável pelo projeto, além do que, esta linha férrea valorizaria as terras em todo entorno patrimônios, impulsionando a produção agrícola.

Em setembro de 1925 nasce a Paraná Plantantion Limited, tendo como a subsidiária a Companhia de Terras do Paraná.


Propaganda da CTNP em 1946

O restante da história, a maioria conhece.

Fonte: http://www.famiglia.barone.nom.br; Livro Cidades Plantadas - Renato Leão Rego e acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.