18 de mai. de 2009

Santos de Pelé

No dia 16 de maio de 1965 a cidade de Maringá recebeu o Santos Futebol Clube em pleno Estádio Willie Davids, onde enfrentaria em um amistoso o saudoso Grêmio Esportivo de Maringá, que contou com a seguinte escalação:

- Mauricio;
- Nilo,
- Pinduca;
- Edson;
- Haroldo;
- Roderlei;
- Danubio;
- Aurélio;
- Edgar;
- Zuringue; e
- Luís Roberto.

O Peixe teve a seguinte equipe:

- Laércio;
- Carlos Alberto;
- Mauro;
- Geraldinho;
- Lima;
- Haroldo;
- Peixinho;
- Mengalvio;
- Coutinho;
- Pelé; e
- Pepe.

Conversando com alguns pioneiros, fui informado que o Pelé havia tido problemas para se hospedar no Grande Hotel Maringá, por ser negro. Desconfio da informação, mas por ser relevante para uma análise sócio-cultural, vale a pena registrar.

O jogo resultou em uma goleada do time visitante, com o placar final de 11x1 para o Santos.

Segundo Ângelo Rigon, esta foto deve ser a chegada de Pelé para inaugurar a filial da Casas Felipe, no início dos anos 70.

Fontes: Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Maringá, http://www.famiglia.barone.nom.br/index70.htm e http://angelorigon.blogspot.com/

9 comentários:

  1. Neste mesmo jogo, a torçida maringaense começou a vaiar o santos futbol clube (usando palavras ofensivas e discriminosas contra o "pretinho Pelé") pois o time havia tomado um gol. O pelé sentado no banco de reservas olhou pra torçida maringaense e apontou o dedo, no segundo tempo o rei entrou em campo e terminou o jogo com essa bela goleada... 11X1

    Achei curioso contar...
    Parabêns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Eu estive naquele jogo amistoso e não vi nada disso.Que saudades daquele time de Naringá!

    ResponderExcluir
  3. Essa história de o Santos sendo vaiado, e o Pelé também, eu ouvi muitos anos atrás de um colega de trabalho que assistiu o jogo. Disse ele que o Pelé entrou e acabou com o jogo!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi dizer que o perguntaram quantos anos a cidade estava fazendo e por isso fizeram 11 gols?

    quem fez o glorioso gol do Grêmio?

    ResponderExcluir
  5. Meu falecido pai, que era santista, contava a história desse jogo (eu sempre pensei que era invenção). Disse que o Pelé fez um gol memorável, driblando tooodo o time do Grêmio.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai conta que meu finado avô assistiu o jogo e que realmente o Rei foi vaiado pela torcida e a resposta dele foi dentro de campo, dando uma verdadeira aula de futebol. Ele conta que realmente Pelé driblou o time inteiro do Grêmio antes de fazer um golaço. Realmente Pelé foi, é e sempre será o Rei do futebol...

    ResponderExcluir
  7. o que ouvi e que Maringá fazia 12 anos e que ele marcou 11 gols por engano senão seri8a 12X1.

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti este jogo, e muitas coisas que disseram é irreal...
    O Pelé não teve nenhuma oposição em se hospedar no Grande hotel em Maringá, isto aconteceu em Londrina quando ele começava sua carreira.
    Ele não entrou no segundo tempo. Começou como titular e fez 02 gols no primeiro tempo, que terminou em 3 x 1 para o Santos, e, no segundo tempo foi substituído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário Unknown é de JOSÉ BENEDITO DA SILVA

      Excluir