18 de mai de 2009

Santos de Pelé

No dia 16 de maio de 1965 a cidade de Maringá recebeu o Santos Futebol Clube em pleno Estádio Willie Davids, onde enfrentaria em um amistoso o saudoso Grêmio Esportivo de Maringá, que contou com a seguinte escalação:

- Mauricio;
- Nilo,
- Pinduca;
- Edson;
- Haroldo;
- Roderlei;
- Danubio;
- Aurélio;
- Edgar;
- Zuringue; e
- Luís Roberto.

O Peixe teve a seguinte equipe:

- Laércio;
- Carlos Alberto;
- Mauro;
- Geraldinho;
- Lima;
- Haroldo;
- Peixinho;
- Mengalvio;
- Coutinho;
- Pelé; e
- Pepe.

Conversando com alguns pioneiros, fui informado que o Pelé havia tido problemas para se hospedar no Grande Hotel Maringá, por ser negro. Desconfio da informação, mas por ser relevante para uma análise sócio-cultural, vale a pena registrar.

O jogo resultou em uma goleada do time visitante, com o placar final de 11x1 para o Santos.

Segundo Ângelo Rigon, esta foto deve ser a chegada de Pelé para inaugurar a filial da Casas Felipe, no início dos anos 70.

Fontes: Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Maringá, http://www.famiglia.barone.nom.br/index70.htm e http://angelorigon.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Neste mesmo jogo, a torçida maringaense começou a vaiar o santos futbol clube (usando palavras ofensivas e discriminosas contra o "pretinho Pelé") pois o time havia tomado um gol. O pelé sentado no banco de reservas olhou pra torçida maringaense e apontou o dedo, no segundo tempo o rei entrou em campo e terminou o jogo com essa bela goleada... 11X1

    Achei curioso contar...
    Parabêns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Eu estive naquele jogo amistoso e não vi nada disso.Que saudades daquele time de Naringá!

    ResponderExcluir
  3. Essa história de o Santos sendo vaiado, e o Pelé também, eu ouvi muitos anos atrás de um colega de trabalho que assistiu o jogo. Disse ele que o Pelé entrou e acabou com o jogo!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi dizer que o perguntaram quantos anos a cidade estava fazendo e por isso fizeram 11 gols?

    quem fez o glorioso gol do Grêmio?

    ResponderExcluir
  5. Meu falecido pai, que era santista, contava a história desse jogo (eu sempre pensei que era invenção). Disse que o Pelé fez um gol memorável, driblando tooodo o time do Grêmio.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai conta que meu finado avô assistiu o jogo e que realmente o Rei foi vaiado pela torcida e a resposta dele foi dentro de campo, dando uma verdadeira aula de futebol. Ele conta que realmente Pelé driblou o time inteiro do Grêmio antes de fazer um golaço. Realmente Pelé foi, é e sempre será o Rei do futebol...

    ResponderExcluir
  7. o que ouvi e que Maringá fazia 12 anos e que ele marcou 11 gols por engano senão seri8a 12X1.

    ResponderExcluir