25 de mai de 2009

1° menino nascido em Maringá

Respondendo o post de um leitor, que alegou que todos comentavam a história da cidade entorno dos mesmos empresários/pioneiros, se esquecendo dos que pouca riqueza fizeram, começarei a postar fotos e detalhes de pioneiros que aqui chegaram e riqueza alguma fizeram, e que muitas vezes já foram esquecidos.

Este é Juracy Cordeiro, o primeiro menino nascido em Maringá - 11 de fevereiro de 1942

Segundo o leitor do Blog Eleutério Langowski, o menino Juraci Cordeiro da Silva, se formou em Engenharia Florestal e era dono da DASOTEC depois DASOFLORA. Estava rico! Não se sabe como está hoje. Um grande cara!

A maioria dos pioneiros que foram esquecidos são aqueles que não desfrutaram das riquezas que neste "eldorado" foi prometida. Não possuem empresas, nem cargos políticos. Muitos nomes estão registrados como pioneiros (considerados como tal os que chegaram em Maringá até o ano de 1954) no Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, mas poucos são lembrados em pesquisas.


Abaixo uma antiga homenagem feita para os pioneiros, sem distinção de classe ou raça. Precisamos resgatar esta homenagem.

Homenagem do então prefeito, João Paulino Vieira Filho (1977), aos pioneiros de Maringá, durante as festividades dos 30 anos da cidade. Depçois, os que estão no palanque participaram de um almoço no Parque do Ingá.

Fontes: Acervo pessoal do autor / O Jornal de Maringá - 11 de maio de 1977.


9 comentários:

  1. miguel tait26/05/2009 16:43

    Parabéns...! Você começou a fazer justiça aos que com braços fortes e vontade tenaz construiram verdadeiramente a maravilhosa Maringá que foi fundada por Vladimir Babikov, Alfredo Nyfeller (não me lembro bem como se escreve o nome dele)da CMNP, homens empreendedores com QI muito acima da média, que eram seus diretores, empresa que de longe era monitorada por Arthur Thomas que ajudou de forma decisiva no inicio da colonização do norte do Paraná. Desculpe-me, caro amigo, mas agora vou policiar seu trabalho, rs rs rs .... que, sei, será marvilhoso para os verdadeiros pioneiros de Maringá que ficarão felizes ao serem lembrados, principalmente dos seus familiares que hoje moram com Deus.


    Um abraço. MIGUEL TAIT.

    ResponderExcluir
  2. O último casal que aparece na foto ( da esquerda p/ direita ela de vestido branco) é João Costa Vieira e sua esposa Ormília. Ele veio da Bahia com meu avô Joaquim Ferreira Dias na década de 40.

    ResponderExcluir
  3. Miguel Fernando, caríssimo.

    Nasci em Maringá em 58, herdei o nome do primeiro maringaense, o que escrevi na biografia em minha estreia na literatura em 86. Livro Vidros e Vidraças.[blog Jura em Cy bemol]
    Parabéns a este maravilhoso blog. Estou conhecendo agora. Você é grande, imprescindível.
    Parabéns e beijos, Maringá. TE AMO! Quando Maringá aniversaria, eu também assopro as velinhas, porque sou Juracy.
    Forte abraço, brava gente.
    JR.

    ResponderExcluir
  4. Nasci em Maringa em 11/1956, em uma residencia pensão da minha avó Rosa Poi, ao lado da prosdocimo, do outro lado tinha a HM..Hermes Macedo..pensão essa era pela rua lateral...ñ sei o nome...alguma coisa Camara...sai de Maringá em 1970..qdo a familia foi para S.Paulo, ..fui muito na praça da rodoviaria antiga, de fronte da loja.
    Wagner Francotti

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Juracy Cordeiro da Silva, primeira pessoa nascida em Maringá em 11.02.1943 filho sde José Ignácio da Silva e de Eleutéria Cordeiro da Silva, meu Pai José Ignácio tambem e conhecidos pelos pioneiros com "Zé Maringá" Sou formado em Engenharia Florestal, resido a 40 anos em Curitiba, agradeço ao Eng. Florestal Eleutério Langoski a lembrança de meu nome e tambem agradeço aos pioneiros e povo de Maringá pela lembrança de meu nome.Juracy Cordeiro da Silva em Curitiba-Pr. aos 13.07.2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que eu não possa dizer o mesmo de vc, pois vc nunca foi pai para mim.
      Tens uma filha que foi registrada por ti, e foi somente isto que vc fez na tua vida.
      Apareceste na minha casa e nem sequer perguntaste como eu consegui tudo que tenho na vida.
      A tua consciência vai ser sempre o teu castigo.

      Excluir
  6. Fico emocionada com a mensagem do Juracy Cordeiro da Silva. É algo que me diz muito respeito.
    Muito obrigada a ele, e ao Miguel Fernando pela oportunidade do reencontro.
    Abraços, e viva Maringá!
    Juracy.

    ResponderExcluir
  7. http://angelorigon.com.br/2013/02/21/morre-a-primeira-mae-de-maringa/

    ResponderExcluir